• Inspire-se!

  • Arquivos

  • Quer receber as atualizações do Sabedoria Universal por e-mail?

    Junte-se a 803 outros seguidores

  • Fale Conosco

As diferentes tradições de Ano Novo

Feliz ano Novo!Bom dia!

O Ano Novo do calendário gregoriano está se aproximando. E, com ele, diversos povos e culturas se preparam para comemorar a chegada de um novo ano, das mais diferentes formas.

Hoje, traremos a vocês algumas delas: Espanha, Brasil, China, Japão, Irlanda. Cada uma dessas localidades possuem uma comemoração específica, que celebra a finalização de um ano e o início de uma nova e bela oportunidade. As comunidades antigas, por exemplo,  jogavam fora roupas e objetos para eliminar o que estava “envelhecido”, ou banhavam-se no rio ou mar para acolher o novo tempo.

Vamos à leitura?

Espanha: O povo espanhol é um dos mais festeiros em relação ao Ano Novo: são dez dias, entre 28 de dezembro, dia dos Santos Inocentes, até 5 de janeiro, da chegada dos Reis Magos, data em que as cidades são tomadas pela cavalgadas de reis e pela rosca de reis, um bolo doce, com figuras e brinquedos dentro dele para as crianças. Em Madrid, a principal festa ocorre no relógio da Puerta del Sol, quando cada um leva seu próprio pacote com 12 uvas. A cada badalada, eles comem uma uva e fazem um pedido para o novo ciclo.

Irlanda: Nesse país, as pessoas costumam realizar na véspera do ano novo a “Noite dos Grandes Pratos”, quando comem bastante. Essa tradição significa, para eles, que a comida será abundante durante o novo ano. Eles também se deliciam com o Barm Brack, um bolo embebido em licor e recheado com especiarias e uvas-passas que, após ser mordido três vezes pelo dono da casa, é arremessado contra a porta principal, afastando a fome daquela casa. Eles ainda oferecem um pote de arroz doce aos gnomos, buscando atrair boa sorte.

Estados Unidos: Os americanos possuem diversos costumes. Os que moram na costa noroeste dos Estados Unidos, por exemplo, comem salmão para atrair coisas boas no próximo ano. Mas o mais famoso Reveillón ocorre em Nova York, onde as pessoas se encontram na praça da Times Square para comemorar das mais diferentes formas possíveis. Na contagem regressiva, uma maçã (referência à Big Apple, um dos nomes que o local recebeu) vai descendo no meio da praça, explodindo à meia-noite e jogando balas e bombons à todos.

China: Os chineses comemoram o ano novo em outra data, já que não seguem o calendário gregoriano. Essa data, que não é fixa, geralmente fica entre janeiro e fevereiro. Para comemorar a virada de ano, os chineses limpam suas casas para expulsar os maus espíritos e costumam pintá-la, para atrair bons fluidos. Eles também compram roupas e jogam fora as velhas, “deixando para trás” tudo o que é antigo. Na véspera, são feitos jantares em família, compostos por gambás – que representam a felicidade e uma vida longa –, galinhas – símbolo da prosperidade – e ostras secas com algas, que trazem dinheiro e tranqüilidade.

Japão: Chamado de Oshougatsu, o Ano Novo japonês começa um mês antes, quando as pessoas fazem verdadeiras faxinas em suas residências e empresas. Muitas delas trocam até mesmo o tatame e o papel utilizado nas divisórias de suas casas, para começar o ano com tudo novo e purificado. Na véspera do ano novo, são ouvidas 108 badaladas de sinos para recepcionar o ano, conforme a tradição budista. Nesta data, não pode faltar os dois bolos de arroz dispostos um sobre o outro e decorados com papel japonês, folhas de matsu (semelhantes a folhas de pinheiro) e daidai (espécie de laranja nipônica), que são ofertados sobre um altar como forma de agradecimento aos deuses budistas e xintoístas. Eles também fazem dobraduras de papel e, no primeiro dia do ano, vão aos templos orar e pedir por saúde, prosperidade e alegrias.

Brasil: O país possui diversos tipos de comemoração, já que possui proporções continentais, e mistura diversas tradições. Uma delas é a tradição de jogar flores no mar em oferenda à Iemanjá, um dos orixás da Umbanda e pular sete ondas para atrair bons fluidos e sorte. Geralmente, as pessoas se vestem de branco e comemoram com muita abundância de comida, degustando pão, vinho e lentilhas. As pessoas também acendem velas para os anjos da guarda e, à meia-noite, desejam à seus amigos e familiares o tradicional “Feliz Ano Novo”, desejando paz, saúde, prosperidade, amor, etc. Na cidade mais populosa do país, São Paulo, a maior festa acontece na Avenida Paulista, onde as pessoas se encontram para festejar, ver shows e assistir à queima de fogos de artifício.

A todos vocês, desejo do fundo do meu coração um fenomenal Ano novo, repleto de realizações, luz, amor, paz, alegria, força, fé, equilíbrio e tudo de bom e do melhor. Que esse novo ciclo que se abre seja fantástico e possa trazer, ao seu coração, ainda mais luz e amor.

Um Feliz Ano Novo!

Namastê,

Pedro Michepud

Fontes: Superinteressante, How Stuff Works,
Made in Japan e artigos na internet

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 803 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: