Amigos: Nossos irmãos de alma!

Amigos: Nossos irmãos de alma
Feliz Dia do Amigo!

A amizade é um amor que nunca morre.
Mário Quintana

Hoje é Dia do Amigo e, em questão disso, estava pensando o que eu escreveria sobre este tema para por aqui no blog.

Muitos clichês como ‘amigos são a família que nos permitiram escolher’ são repetidos incansavelmente ao longo dos anos, porém, uma dessas frases prontas que encontramos por aí, me soa especial: “Amigos são aquelas pessoas que cantam a melodia do nosso coração, quando, por algum motivo, esquecemos a letra”, ou seja, são aqueles seres especiais que estão ao nosso lado para incentivar o nosso melhor, para não nos deixar esquecer que o nosso maior objetivo é ser feliz e que dentro de nós existe um poder imenso, para nos a ajudar a realizar este objetivo.

Quem nunca, em um momento de tristeza ou insegurança, foi buscar em um amigo uma palavra ou um abraço? É reconfortante saber que, independente do que está acontecendo em sua vida e do que se passa pela sua cabeça, há uma pessoa disposta a te ajudar a encontrar o melhor caminho, a melhor solução e, principalmente, sem te julgar!

Digo isso porque os que te julgam, certamente, não são seus amigos no sentido mais completo que está palavra possa ter! Há quem diga que tem tantos amigos como a quantidade de pessoas que coleciona no Orkut… Há quem, por insegurança ou carência, chama de amigo, de irmão e distribui ‘eu te amo’s’ para todo tipo de pessoa, sem qualquer ‘critério de seleção’, se assim podemos dizer. Estes podem ser colegas, primos próximos, pessoas presentes no nosso dia a dia… mas amigos são muito mais do que isso.

Amizade é algo especial e não pode ser banalizada. Compreendendo que é preciso cultivar este tipo de relacionamento e disponibilizar tempo, energia e atenção para que perdure, amigo não pode ser aquela pessoa que você encontrou na esquina, que você só vê em saídas noturnas ou numa festa de confraternização… Não que um vizinho ou companheiro de baladas não faça parte da sua vida: traz diversão, te distrai, te apresenta novos assuntos… Mas amigo, é diferente. É especial. Quando estamos com ele, algo dentro de nós soa diferente. É uma relação de confiança. É saber respeitar as diferenças. É crescer junto.

Amigo é aquele que, na hora da alegria, ri contigo. Nas vitórias, comemora. Quando conquistamos algo, é ele que fica feliz de fato, sem nenhuma pontinha de inveja ou despeito. Nas dúvidas, ele é aquele que, por mais que não saiba te dizer a resposta, te ouve, te ajudando a encontrar a resolução daquilo que te aflige. Na tristeza, ele te ouve e te mostra que, ser vítima da vida, é uma papel que nós escolhemos desempenhar… ou não.

É imprescindível que haja respeito (pelas decisões, pelas atitudes, pelo jeito de ser), algo do tipo: se eu te aconselhar determinado caminho e você optar por trilhar o outro, eu respeito a sua decisão e compreendo que talvez eu possa te ajudar em determinadas situações, mas nunca decidir por você. Independente das escolhas, como amigo, continuarei ao seu lado, entendendo o seu modo de ser.

E como manter uma amizade? Só há um meio… a verdade! A mentira vai enfraquecendo as bases de qualquer relacionamento… até que chega ao ponto de atingir a confiança entre as pessoas. E, uma vez que esse sentimento é quebrado, dificilmente aquela sinergia entre amigos acontecerá de maneira fluida e harmoniosa novamente.

Lembre-se: Não importa o que tenha que ser dito, a verdade é sempre o melhor caminho. Uma amizade é feita por pessoas que sabem falar a verdade e que sabem ouví-la e não somente por aqueles que estão ao seu lado nos momentos bons e vivem a te elogiar. Críticas, discordâncias e conflitos de idéias fazem parte de todas as amizades. Porém, as que são realmente fortes e dificilmente abaláveis são aquelas que possuem suas bases fincadas no respeito e na verdade… Aquelas feitas por pessoas que compreendem que tudo pode ser falado com amor, por pior que seja a mensagem a ser transmitida.

Por fim, olhem ao seu redor. Reconheça seus verdadeiros amigos. Uma vez feito isso, lhes dê o valor que eles realmente merecem. Cultive-os… uma amizade não sobrevive se não for regada constantemente com amor, atenção, respeito e dedicação.

Mas acima de tudo, lembrem-se…

Não importa a quantidade de pessoas que você tem para encher uma festa. Tenha, entre eles, um único e verdadeiro amigo, daquele capaz de tornar a sua jornada nesta Terra e os seus aprendizados mais suaves e harmônicos. Aí sim, você descobrirá o presente e a dádiva que o Universo te deu para cultivar dia-a-dia.

Feliz dia do amigo!

Amor, luz e consciência. Sempre.

Cíntia Michepud

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s