Zilda Arns – Um Exemplo de Vida!

A construção da paz

Gostaria de compartilhar com vocês algumas frases soltas do discurso que Zilda Arns – médica e sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança – proferiu no Haiti.  Ela morreu no terremoto que atingiu esse país, atingida pelos escombros da igreja onde, minutos antes proferira este discurso. Vale a pena lê-lo na íntegra (em espanhol).

“A construção da paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em fraternidade e co-responsabilidade social”.

“A paz é uma conquista coletiva. Acontece quando estimulamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas de busca do bem comum, que aprendemos de nosso mestre Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (João, 10, 10)”.

“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos” significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais o necessitam. Somar esforços para alcançar objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade. Todo esse caminhar necessita de comunicação constante para iluminar, fortalecer e democratizar nossa Missão de Fé e Vida.”

“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, as ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los”.

Abaixo segue os 10 Mandamentos para a Paz na Família, segundo a Zilda. É um convite á reflexão…

1. Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando o próximo como a si mesmo.

2. Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a criar um ambiente de amor e paz ao seu redor.

3. Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois, a criança aprende brincando, e a diversão aproxima as pessoas.

4. Eduque seu filho através da conversa, do carinho e do apoio e tome cuidado: quem bate para ensinar está ensinando a bater.

5. Participe com sua família da vida da comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivem a violência.

6. Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o seu lado positivo.

7. Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm para dizer.

8. Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para o grupo.

9. Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser.

10. Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar.

Bons ventos lhe soprem o que seu coração precisa para ser Feliz!

Márcia Valéria de Lucena Saraceni

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s