Você tem algum problema?

Algum problema?

Conforme lia o livro ‘O Poder do Agora’, de Eckhart Tolle, pensava em como algumas passagens poderiam fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Como pude perceber ao ler, às vezes, só de nos depararmos com um novo modo de pensar encontramos a solução para aquilo que chamamos de ‘problema’.

Pode ser que haja uma ou outra situação que você precise resolver ou aceitar. Por que transformar isso em problema? A vida já não é bastante desafiadora do jeito que é? Para que precisamos de problemas? A mente, inconscientemente, adora problemas (…). A palavra ‘problema’ significa que estamos lidando mentalmente com uma situação, sem que exista um propósito real ou uma possibilidade de agir no momento e, também, que estamos inconscientemente fazendo dele uma parte do nosso sentido de eu interior.

Quando deixamos de trabalhar com a mente e de esperar que ela tenha resultados e soluções exatas para cada passo da nossa vida, dissolvemos todo e qualquer tipo de problema. Assim, aprendemos a lidar de forma diferente com os desafios da vida, aceitando-os como eles estão agora.

Devemos, então, mudar para o novo, para o melhor. Em certo trecho, o autor foi indagado sobre o fato de que estaríamos nos iludindo quando tentamos nos convencer de que tudo está bem, quando não está. Muitas pessoas desistem do presente (julgando ser este amargo e tristonho) e vivem em função da esperança de uma vida melhor no futuro.

Você está totalmente envolvida pelo tempo. Você não pode estar infeliz e completamente no Agora, ao mesmo tempo.
Aquilo a que nos referimos como vida deveria ser chamada de ‘situação de vida’. É o tempo psicológico, passado e futuro. Certas coisas do passado não seguiram o caminho que queríamos. Ainda resistimos ao que aconteceu no passado e agora estamos resistindo ao que é. A esperança nos leva a prosseguir, mas a esperança nos mantém focalizados no futuro, e esse foco contínuo perpetua a negação do Agora e, portanto, a nossa infelicidade. (…)
Esqueça a situação da sua vida por um instante e preste atenção à sua vida.
A nossa situação de vida existe no tempo e é coisa da mente.
Nossa vida é agora e é real.

Encontre o ‘portão estreito que conduz à vida’. Ele é chamado de Agora. Restrinja a sua vida a este exato momento. Sua situação de vida pode estar cheia de problemas – a maioria das situações de vida está -, mas verifique se você tem algum problema neste exato momento. Não amanhã ou dentro de dez minutos, mas já. Você tem um problema agora?

Quando estamos cheios de problemas, não há espaço para nada novo entrar, nenhum espaço para uma solução. Portanto, sempre que você puder, crie algum espaço de modo a encontrar a vida sob a situação de vida.”

Sugiro que reflitam sobre isso. Vejam que, quando queremos resolver tudo de uma vez só, no fim, não resolvemos nada e acabamos por viver um dia cheio de stress e irritação. Pense, “O que posso fazer agora?” Se é esperar, espere… largue, deixe na mão do universo! Se você pode tomar alguma atitude… vá em frente! Se não há nada a fazer, então, abandone esse peso e deixa as coisas fluírem naturalmente…do jeito que tem que ser.

Semana que vem pretendo postar dicas que encontrei para conseguirmos nos livrar das ilusões criadas pela nossa mente, ou algum outro belo ensinamento que eu tenha encontrado no decorrer da leitura.

Tentem viver plenamente este momento. Cada momento.

Amor, luz e consciência. Sempre.

Cíntia Michepud

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s