Por que, às vezes, os pensamentos positivos não funcionam?

autoconhecimento

Escrevi um texto, há algum tempo, que abordava a importância de adotarmos determinadas atitudes para que nossas vidas fluam com mais leveza (Só pensamentos positivos não bastam – postado em 13/04/10).

Hoje, vou dar continuidade ao assunto, olhando-o sob outro ângulo… Vamos lá!

Todos nós já lemos e ouvimos muita coisa sobre os benefícios de mantermos pensamentos positivos e é fato que alimentar pensamentos ruins causam muitos transtornos, além de impactar fortemente na nossa saúde física e emocional.

Ok. Até aí, tudo bem… Mas como fazer para pensar positivamente o tempo todo? Às vezes, por mais que tentemos “espantar” os maus pensamentos, eles insistem e persistem nas nossas cabeças… E retornamos aos velhos padrões mentais… E aí vem a culpa, a sensação de incompetência, o sentimento de impotência… Afinal, nos livros isso parece tão fácil…

E, então, vem a pergunta: Por que eu não consigo me manter nesse padrão de pensamento positivo? O que há de errado comigo?

E a resposta é: Não há nada de errado com você!

“O que acontece, é que ninguém consegue manter a mente focada artificialmente, forçando um pensamento positivo por muito tempo, se não forem antes, apagados e transformados os arquivos mentais anteriores, ou seja, se há pensamentos negativos que ainda não saíram de sua mente consciente ou inconsciente, não haverá espaço para os novos pensamentos positivos.

Imagine o seu cérebro como um grande HD que contém milhares de pastas, assim como é o seu computador. Cada uma dessas pastas guarda um arquivo que foi colocado ali, por você mesmo, seja conscientemente ou inconscientemente. Se não houver mais espaço em uma dessas pastas, você terá que apagar alguns arquivos para que caibam novos arquivos, não é mesmo? É mais ou menos isso o que acontece quando você tenta enfiar, a todo o custo, um novo pensamento em sua mente, e suas pastas já estão lotadas! Não cabe mais nada! O material novo não pode ser salvo! E se não foi salvo, não estará disponível quando precisar da informação. Daí, a informação, o pensamento que chega até sua mente ser o negativo outra vez.

Então, como podemos apagar essas pastas e abrir espaço no HD mental?”

Trabalhar com meditações e relaxamentos são ótimas maneiras de acessarmos essas pastas lotadas de material negativo. Existem centenas de técnicas, disponibilizadas por diferentes meios de comunicação (livros, internet, cursos, etc.)
Precisamos aprender a “nos dar um tempo”, a adotar uma disciplina para “verificarmos as pastas que queremos manter e aquelas que queremos, definitivamente, deletar! Precisamos abrir espaço para o novo! Resumindo: Precisamos nos conhecer…

Normalmente, conseguimos “arrumar” tempo para tudo… Menos para nós… Trabalhar o autoconhecimento é a única maneira de compreendermos as nossas verdades e a nossa essência… Precisamos desse tempo!!

Lembre-se que nós todos somos luz e que merecemos sempre o melhor… Mas é preciso acessá-lo, cada vez mais… Isso é prioridade!! Ser feliz é prioridade!

(Alguns trechos foram retirados do texto de Vera Calvet – Instituto Rashuah do Brasil)

Aloha

Claudia Michepud Rizzo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s