Pedaço de Céu: Atitudes pelo planeta

planeta Terra

Hoje, no Pedaço de Céu, vamos trazer a vocês algumas pequenas dicas de como ajudar o planeta a atingir o seu equilíbrio, minimizando o impacto de algumas atitudes que temos. São dicas breves, que podemos ir incorporando, pouco a pouco, em nosso dia-a-dia para cuidamos do lugar em que vivemos e convivermos harmonicamente com os animais e vegetais que dividem o planeta conosco.

O primeiro passo é compreender que nós, seres humanos, não estamos separados das árvores, pássaros, mamíferos e demais seres na existência da Terra. Cada um possui uma função e tem um porquê de estar aqui. Fazendo uma analogia, é como se todos dividíssemos o mesmo quarto, cada um com seu espaço. O problema é que os seres humanos querem uma cama cada vez maior, o que causa um desequilíbrio na “casa” e na convivência com os outros integrantes da família.

A partir dessa compreensão, podemos ir tomando diversas pequenas atitudes. Vamos listar algumas por aqui, mas elas não são todas. Existem infinitas formas de auxiliar nessa arrumação para a qual fomos chamados a ajudar.

Vamos lá?

01 – Ande ou vá de bike em pequenos passeios, além de ser mais saudável, evita que mais gás carbônico seja enviado para a atmosfera.

02 – Evite, sempre que puder, comer comida enlatada. Além de fazer mal à saúde, já que possui muitos conservantes, esses alimentos prejudicam muito o meio ambiente.

03 – Quando for à feira, opte por alimentos frescos locais, da estação e, se possível orgânicos. Eles são muito saudáveis e não exigiram um tratamento brusco na natureza para serem produzidos.

04 – Se você for comer em um restaurante por quilo, evite desperdício e coloque em seu prato apenas o que for te deixar satisfeito. Assim você evita que comida seja jogada fora e que mais alimentos tenham de ser produzidos.

05 – Compre produtos com poucas embalagens e recicle garrafas, latas, papel e equipamentos elétricos antigos. Porquê não dar uma mãozinha para a natureza e evitar que ela trabalhe anos para decompor esse material?

06 – Leve sacolas reutilizáveis ao mercado. Assim, você evita a utilização de sacolas plásticas, que podem demorar até 450 anos para se decompor.

07 – Compre produtos certificados e que tenham baixo consumo. Para te ajudar, existem vários selos como o FSC (para papel extraído de madeira certificada) e o Procel (relacionado ao consumo de energia dos produtos elétricos).

08 – Desligue as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados. Desligue, também, os eletrônicos da tomada, já que eles utilizam energia elétrica para se manter no modo de stand-by.

09 – Tome banhos curtos. Lembre-se: Somente 3% da água do planeta é doce.

10 – Acumule roupas antes de lavar e utilize sempre a capacidade máxima da máquina. Assim, evitamos o uso de sabão, amaciante e água excessivos.

11 – Evite descongelar alimentos no microondas. Retire o alimento antes e deixe que ele se descongele à temperatura ambiente.

12 – Evite lavar calçadas e o carro com mangueiras. A calçada pode ser varrida apenas e, se for lavar o carro, utilize baldes.

13 – Faça xixi durante o banho. Pode parecer estranho, mas essa atitude  economiza, em média, 12 litros de água usados na descarga! (Veja o vídeo da Campanha  da SOS Mata Atlântica, clique no link)

14 – Jogue o chiclete mascado no asfalto e não no lixo. Ele incorpora-se ao piche.

15 – Leve garrafinhas para ir tomando água durante o dia pois, desta forma, você evita a utilização de copos descartáveis.

Como falamos, esses são apenas algumas atitudes possíveis para vivermos mais harmonicamente com o planeta. Existem diversos outros meios que, com o passar do tempo, podemos ir descobrindo e aplicando em nosso dia-a-dia.

Pensem nisso. E ajudem a natureza dar um jeito na casa, arrumando tudo que parece estar meio bagunçado por aqui.

Uma ótima semana a todos,

Namastê,

2 comentários Adicione o seu

  1. Rafael disse:

    Boa tarde amigos do Sabedoria Universal.
    Saudades.
    Pequenas atitudes, grandes mudanças. O que eu acho uma pena é que a maioria das pessoas pensa que os outros não fazem elas também não podem fazer. Acredito que o mínimo que fizermos ja ajuda e muito nosso planeta que luta diariamente pra nos dar o que necessitamos, mas temos o olho maior que a barriga infelizmente.
    Aqui em casa separamos o seco do organico e sempre que podemos enterramos em nosso canteiro os restos, e garrafas pet seraparamos todas pra facilitar o coleta de catadores.
    É pouca coisa, mas ja é uma grande ajuda… E vou ver da listinha ai de cima que posso fazer pra audar mais.
    Muita luz e paz ai pra vocês….

    1. Olá Rafael, tudo bom?
      Bem vindo de volta!
      Com certeza, pequenas atitudes podem gerar mudanças enormes, basta que tenhamos a vontade e a iniciativa de fazê-las. Assim, aos poucos, vamos construindo um mundo mais harmônico e equilibrado, agindo em conjunto com o planeta e com a nossa essência.
      Somos muito gratos por sua visita!
      Ótima semana!
      Namastê

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s