Feliz Ano Novo Chinês!

Lanternas e dragçoies são parte fundamental no ano novo da China

Na China, a população costuma dizer que a melhor época para traçar planejamentos, metas e definir objetivos é na primavera. Isso acontece pois lá, o Ano Novo acontece geralmente no início dessa estação  (não existe uma data certa, uma vez que o calendário deles é baseado no ciclo lunar). Em 2011, o Ano Novo Chinês acontecerá amanhã, dia 03/02 e marca a entrada do ano 4709, o ano do coelho, animal que representa a harmonia, a graciosidade, a sensatez, a bondade e a prosperidade.

Os chineses possuem diversos costumes para comemorar essa data. Na véspera da data, as pessoas fazem faxinas em suas casas, “limpando” o velho e abrindo espaço para o novo. Elas também cortam o cabelo, colocam suas contas em dia, fazem oferendas aos deuses… Tudo para deixar espaço para que as boas vibrações possam chegar.

Quanto à alimentação, pratos especiais são feitos para trazer todo o tipo de sorte e felicidade. Não podem faltar peixes (representam dinheiro), tangerinas (representam sorte), o arroz moti (prosperidade) e o talharim, que significa vida longa e próspera. Todos os quitutes são servidos em mesas circulares, para que as pessoas possam conversar, se relacionar, equilibrar e ajustar as possíveis desavenças que possam ter ocorrido no decorrer do ano anterior.

Eles também tem uma cor favorita para esta data: o vermelho, que traz boas vibrações e sorte. São roupas, lanternas, bandejas, envelopes… todos adornados nessa coloração.  Eles também utilizam bastante o dourado, o amarelo, o roxo e o lilás.

Já na virada do ano, é bastante comum haver shows de fogos de artifício, danças do dragão e do leão para espantar maus espíritos, brincadeiras e jogos entre os integrantes da família. Geralmente, as pessoas mais velhas da casa dão aos jovens solteiros e às crianças um envelope vermelho com dinheiro, representando a prosperidade e a abundância. As pessoas também podem pendurar na porta seus desejos de ano novo escritos na cor preta (água) em papéis vermelhos (fogo) – De acordo com alguns estudiosos, isso ocorre porque a água, em contato com o fogo, entra em ebulição, levando os desejos para os deuses.

Ao raiar do primeiro dia, as pessoas geralmente visitam parentes e amigos. As comemorações duram cerca de 15 dias e terminam na Festa das Lanternas, que encerra o período conhecido como Festival da Primavera.

Um ótimo ano do coelho para todos,

Gong Xi Fa Cai,

Pedro Michepud

Fonte: Portal Somos Todos Um e Portal Uol Viagem

2 comentários Adicione o seu

  1. Beth disse:

    Pedro,
    desejo à vocês todos deste blog mais do que especial um Feliz Ano Novo!!
    Muitos beijos com carinho!!!

    1. A você também, um Ano Novo fenomenal!
      Beijos,
      Namastê

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s