Você é espiritualmente inteligente?

inteligência espiritual

Hoje vamos compartilhar alguns trechos de uma entrevista dada por Dana Zohar (física e filósofa americana, autora de oito livros – entre eles, “O ser quântico” e “A sociedade quântica”), para a Revista Exame, que fala sobre a importância da inteligência espiritual.

“A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna.
Vivemos em uma cultura espiritualmente estúpida,
mas podemos agir para elevar  nosso quociente espiritual”.
Dana Zohar

O que é inteligência espiritual?

É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal.

O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações.

De que modo essas pesquisas confirmam suas idéias sobre a terceira inteligência?

Os cientistas descobriram que temos um “Ponto de Deus” no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influência a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais.

Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afetado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional.

Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de “insights”, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos interiores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.

Qual a diferença entre QE e QS?

É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação.

A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goldman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções.

Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afetam minha emoção e como eu reajo a isso.

A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade. No início do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um gênio se não soubesse lidar com as emoções.

A ciência começa o novo milênio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.

Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:

1. São levadas por valores.

2. São idealistas.

3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.

4. São holísticas.

5. Celebram a diversidade.

6. Têm independência.

7. Perguntam sempre “por quê?”

8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo.

9. Têm espontaneidade.

10. Têm compaixão.

Vale a pena refletir sobre esse “novo” conceito!

Aloha

Claudia Michepud Rizzo

Não se esqueça de participar da nossa enquete, no menu à esquerda!

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Nena disse:

    Eu sou assim, me sinto feliz com as coisas simples da vida e sou agradecida pelo que tenho.
    Namastê.

    1. Claudia Michepud Rizzo disse:

      Nena, que bom!!!
      A vida é, realmente, maravilhosa… Podemos ter muitas alegrias com as coisa simples da vida: esta é a magia…
      Muito grata pelo seu comentário!
      Visite-nos sempre que quiser!
      Muita luz, sempre!
      Aloha

  2. Rafael disse:

    Parabéns! Eu possuo um livro da Dana Zohar, o ser quântico, mas creio que ainda não estou pronto para ler. Já o peguei algumas vezes mas… você compreendem.
    Interessante matéria, assim como o QI e o QE que podemos controlar e evoluir, com o tempo e determinação o QS podemos também desenvolver quando inconscientemente não sabemos se possuimos???

    Fiquei com essa duvida, ah, faz tempo que não venho no SU e quero desejar-lhes um parabens a este maravilhoso um ano que vocês contribuem para dar luz a humanidade, nos fazendo refletir em questões que considero importantes para que nossa trajetória, aqui neste plano, seja a melhor possivel. Parabéns! Que venham mais 1000 anos rsrsrs…

    Muita PAZ e muitíssima LUZ a vocês e a todos leitores deste blog que nos enche de alegria e imensa esperança. (pelo menos a mim).

    1. Claudia Michepud Rizzo disse:

      Olá Rafael!
      Muito bom te ver por aqui novamente!!
      Mais uma vez, somos muito gratos pelo seu carinho e confiança!
      Quanto ao QS, podemos afirmar que todos nós, seres humanos, o temos, em maior ou menor grau… Lembre-se que todos nós somos seres espirituais… a nossa essência é luz e o nosso papel é fazê-la brilhar cada vez mais…
      Aloha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s