Reflexões sobre a quaresma

Jesus CristoAmanhã, dia 09/03, entraremos na data que os católicos chamam de quarta-feira de cinzas, que marca o início da Quaresma. Nesse período, que remete aos quarenta dias em que Jesus Cristo passou no deserto, os católicos se dedicam às orações, à abstinência e à reflexão, buscando se purificar para o renascimento de Cristo (domingo de Páscoa).

Dizem que, nesse período, há a necessidade de se fazer penitências para reparar os “pecados”, o que faz com que alguns católicos enxerguem esses dias como uma época de sofrimento. Isso acontece porque, geralmente, essas pessoas voltam-se para o sofrimento de Cristo, criando uma egrégora densa em função dessa energia criada.

Entretanto, a Quaresma pode ser compreendida como uma época de “retiro espiritual”, onde as pessoas são convidadas a desenvolver reflexões sobre como melhorar e atingir sua essência divina. É interessante que todos fiquem atentos aos seus pensamentos e atitudes, mantendo em suas mentes apenas pensamentos que reflitam o melhor. (Aliás, como deveria acontecer em todos os dias do ano!)

Lembrem-se de que não precisamos sofrer para atingir o nosso melhor e a nossa luz. Devemos, sim, refinar nossos pensamentos e atos, porém isso pode ser feito de uma forma harmônica, equilibrada e respeitando nosso corpo, mente e alma.

Algumas curiosidades sobre a quaresma

– O período da quaresma compreende, na realidade, mais do que quarenta dias, já que os domingos são considerados dia de adoração e não entram nessa contagem.

– A Quaresma, data do início do século IV, quando a Igreja Católica modificou para quarenta dias os costumes cristãos de preparar a festa de Páscoa, que eram apenas de três dias de orações.

-Nessa época, geralmente os católicos vestem roxo, que significa a transmutação.

– A Páscoa sempre ocorre na primeira lua cheia após a primavera na Europa. Tal data tem um grande significado, uma vez que a natureza renasce completamente após ficar um longo período recolhida devido ao inverno.

Uma ótima semana a todos,

Namastê

Pedro Michepud

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s