Pedaço de Céu: A Páscoa e seus símbolos

Páscoa

Hoje, domingo de Páscoa, trazemos para vocês algumas curiosidades sobre essa data e os símbolos utilizados, desejando que o melhor de cada um renasça com a força interior e o brilho da luz…

Nos tempos antigos, a celebração da Páscoa, no hemisfério norte, era relacionada ao fim do inverno e ao começo da primavera. Era considerado o tempo da renovação, onde animais, árvores, flores e demais seres vivos pareciam “re-despertar” para a vida e os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.A origem do nome “Páscoa” é a palavra hebraica pessach, que significa passagem. Para esse povo, ela significava o fim da escravidão e o início da libertação marcada pela travessia do Mar Vermelho por Moisés. Tal tradição é tamanha que ainda hoje os judeus se reúnem para o seder, um jantar especial que é feito em família, com duração de oito dias.

Porém, a tradição mais conhecida da Páscoa é a cristã. Para eles, essa data representa a ressurreição de Jesus Cristo em sua passagem na Terra. É considerada uma das maiores festas, comparada com o Natal no nível de grandeza.

A Páscoa possui diversos símbolos. Alguns dos principais são os ovos, coelhos, cordeiros, o pão, o vinho e o sino.

Os ovos de páscoa representam o começo da vida e a ressurreição. Na Europa antiga, as pessoas escreviam mensagens nos ovos dando-os aos amigos para simbolizar o desejo de boa sorte e ressurreição.

Já o coelho  tornou-se um símbolo por conta de sua fertilidade. De acordo com a igreja católica, ele simboliza a fecundidade da missão de Cristo no coração de todos os homens.

O cordeiro, por sua vez, simboliza a aliança feita entre Deus e o povo judeu. Já para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, sacrificado na cruz para salvar a todos.

O pão e o vinho foram os alimentos ofertados por Cristo na Santa Ceia, que acabou culminando na eucaristia católica. Eles simbolizam a aliança do Criador com a criatura e sua onipresença.

E, finalmente, o sino tem o papel de anunciar a alegria e a ressurreição de Cristo à todos os que puderem ouvir seus badalos.

Que a Páscoa possa simbolizar o renascimento de sua essência e confirmar a alegria e beleza da vida de cada um!

Equipe Sabedoria Universal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s