A sutil diferença entre confiar e ser ingênuo…

confiança

Eu assisti ao filme “Vips – histórias reais de um mentiroso”, e fiquei bastante intrigada com a capacidade que algumas pessoas tem de enganar e a facilidade de outras serem enganadas. Certeza que você já pensou duas vezes antes de confiar em alguém, e em outra ocasião, não pensou vez alguma, apenas confiou.

Talvez você tenha se arrependido e ficado imensamente decepcionado. Devo confessar que isso já aconteceu comigo.  Então, tentei buscar a diferença entre ingenuidade e confiança e encontrei este texto, do Mestre hindu Osho, aliás, um ser dos mais iluminados que já passou por aqui…

Só para ilustrar, caso você não o conheça, transcrevo esta frase dele:
Eu não sou um messias e não sou um missionário. E não estou aqui para estabelecer uma igreja ou para dar uma doutrina para o mundo, uma nova religião, não. Meu esforço é totalmente diferente: uma nova consciência, não uma nova religião, uma nova consciência, não uma nova doutrina. Chega de doutrinas e chega de religiões! O homem necessita de uma nova consciência. E a única maneira de trazer uma nova consciência é continuar martelando por todos os lados para que lenta, lentamente nacos de sua mente se desprendam. A estátua de um Buda está oculta em você. Nesse momento você é uma rocha. Se eu continuar martelando, cortando fora pedaços de você, lenta, lentamente o buda surgirá”

Agora convido você a esta reflexão, e espero, com toda sinceridade que jamais percamos o dom de confiar.

“A diferença entre confiar e ser ingênuo é vasta, mesmo assim a linha divisória é muito sutil.
Ser ingênuo significa ser ignorante.
Confiar é o ato mais inteligente da existência.

 E os sintomas a serem lembrados são: ambos serão enganados, ambos serão trapaceados, mas a pessoa que é ingênua se sentirá enganada, trapaceada, ficará com raiva, começará a não confiar nas pessoas. Sua ingenuidade, mais cedo ou mais tarde, se torna desconfiança.

A pessoa que confia também será enganada, trapaceada, mas não vai se sentir lesada. Ela simplesmente sentirá compaixão por aqueles que a enganaram, que a trapacearam, e sua confiança não será perdida.
Sua confiança jamais se transformará em desconfiança para com a humanidade.

Esses são os sintomas. No princípio, ambos parecem iguais. Mas, no final, a qualidade da ingenuidade se transforma em desconfiança, e a qualidade da confiança continua a se tornar mais confiança, mais compaixão, mais compreensão das fraquezas humanas, da fragilidade humana. A confiança é tão valiosa que a pessoa está disposta a perder tudo, menos a própria confiança. Que o Criador os faça cada vez mais fortes e confiantes.

Um Salve à Vida!

Beth Michepud

Anúncios

10 comentários Adicione o seu

  1. Bruna Angelica disse:

    Curioso.. hoje vim no ônibus lendo o livro do Deepak Chopra – As sete leis espirituais do sucesso. E li uma parte que diz bem sobre o post de hoje, compartilho com vocês: “(…)Todos os problemas contêm em si as sementes da oportunidade. A consciência disse permite transformar esse momento numa situação ou numa coisa melhor.
    Quando você faz isso, todas as situações inoportunas conterão em si uma oportunidade para a criação de algo novo e belo. Todas as pessoas consideradas chatas se transformarão em seus mestres. A realidade é uma interpretação. Se você escolher interpretar a realidade por esse novo ângulo, terá muitos mestres à sua volta e muitas oportunidades para evoluir. (…)”
    Bom dia à todos, abraços cósmicos!!!

  2. Bruna Angelica disse:

    “Liberar a lista de seus desejos e a soltar no ventre da criação. Confiar. Se as coisas não saírem como deseja, há uma razão para isso. O plano cósmico terá desígnios maiores para você do que os que possa conceber.”

    1. Beth Michepud disse:

      Bruna,

      penso ser a mais plena verdade!!!
      Novamente agradeço sua participação.
      Beijos

  3. Beth Michepud disse:

    Bruna,

    chamo isto de sincronicidade… estarmos falando e pensando no mesmo assunto ao mesmo tempo.
    Agradeço muito por compartilhar conosco um trecho deste livro tão especial, e por mais esta sua visita. Você é sempre bem vinda!!!
    Tenha um lindo dia com todas as bençãos divinas!!!

  4. Luiz Baron Neto disse:

    Bom dia.
    Eu concordo que devemos perdoar se formos enganados,mais vou um pouco mais alem.
    Podemos evitar essas situaçoes,somente descartando essa possibilidade.
    Quero dizer vibrando em um sintonia onde esse fato em nosso Universo nao exista,nao deixar um minimo de possibilidade a possibilidade.
    De momento eu nao errei, a formula segue funcionando.
    Bom fim de semana a todos e parabéns pelo vosso trabalho.

  5. Beth Michepud disse:

    Luiz,

    É mesmo o ideal! Ficamos muito satisfeitos em saber que esta fórmula está funcionando e desejamos cada vez mais sucesso.
    Muitíssimo obrigada por seu comentário e por sua simpática visita.
    Todas as bençãos divinas e um excelente final de semana.

  6. Rafael disse:

    Eu sempre fui ingênuo, e deixei a vida me derrubar. Perdi a confiança em mim mesmo e nas pessoas, em uma determinada idade, mas nao sei em que ponto eu voltei, retrocedi e consegui perdoar a mim e aos outros e como mágica,conseguindo recuperar minha confiança e nos outros tbm, enfim,.
    Mas eu ainda acredito que pior que perder a confiança por ingenuidade, é enganar a si próprio com mentiras que nao nos levam a nenhum lugar, digo isso por que estou namorando, e minha fase depressiva GRAÇAS passou, mas a pessoa que estou, precisa muito de ajuda, mas eu enxergo que ele precisa olhar pra dentro de si. Enfim…
    SUCESSO AI sabedoria UNIVERSAL gostaria q vcs compartilhassem com nós aqui ou na Face a matéria que saiu no jornal sobre vocês, adoraria.

    Abração muita PAZ e AMOR no coração sempre.
    De um amigo distante que é sempre GRATO a vocês!

    Namastê!

  7. Beth Michepud disse:

    Rafael,

    acredito que não tenha sido por mágica que você tenha recuperado sua confiança. Penso que foi esforço de sua parte e desejo de continuar trilhando seu caminho com mais leveza. Fico muito feliz em saber que tenha conseguido!!!

    Sobre a publicação, é uma pequena parte do jornal Destak, que colocamos em nossa página do Facebook. Creio que você já está por lá, se não, basta entra no link do facebook logo ao lado.

    Muito obrigada por sua visita e todas as bençãos divinas pra você!!!

    Beijo

  8. Bruna Angelica disse:

    Muito enriquecedor e gostoso de ler o comentário do Luiz.. E uma fórmula iluminada. Obrigada, Luiz!!!

  9. Beth Michepud disse:

    É verdade Bruna!
    E ainda mais compensadora é a troca de conhecimento entre nós sempre com intuito de ajudar.
    Isto é, de fato, uma família!!!
    Mais uma vez, agradeço ao Luiz e à você que nos honra sempre com sua presença!!!
    Todas as bençãos divinas!!!!
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s