Supere-se!

superação

Superação é poder fazer acontecer com as ferramentas que temos em mãos. Superação é trabalhar da melhor forma possível, independente do que pensem ou falem. Superação é irmos além do que os outros acham que somos capazes. Superação é saltar tão alto que ultrapasse a barreira da estima machucada, da confiança perdida, do relacionamento quebrado… Se supere… sempre. Aposte em você mesmo e você fará o dia de hoje muito melhor do que o de ontem.
Só depende de você! 

Estava lendo alguns textos na internet quando me deparei com esta frase. Todos vivem dizendo que precisamos nos superar no trabalho, superar nossos medos e limitações…Afinal, o que é superação?

Se tomarmos o caminho mais óbvio para o entendimento, decomporemos a palavra e compreenderemos uma ação que é grande, super, além da habitual, além daquelas que estamos acostumados a realizar dia após dia.

Mas, a meu ver, superar-se não está relacionado, somente, às grandes atitudes que tomamos em nossas vidas e que acarretam resultados permanentes e a longo prazo.

Concordo com a citação acima: tudo é uma questão de carregarmos conosco somente os aprendizados e deixarmos para trás aquilo que derruba nossa auto-estima e nos faz crer que não somos merecedores do melhor. Viver o Agora. Valorizar o que se tem, vislumbrando um futuro melhor sem deixar de reconhecer a beleza do presente. Quando conseguimos fazer isso, já existe a superação.

Superamos o ego que insiste em falar alto e guiar nossas atitudes para longe dos desejos do nosso coração; superamos nosso mental que, muitas vezes não se cala e que aproveita de nossos medos e inseguranças para pautar nossas decisões; superamos a ‘palavra atravessada’ de alguém amado que não conseguimos engolir, uma crítica destrutiva de alguém que não é capaz de lidar com a felicidade alheia, um relacionamento interrompido por ‘n’ motivos…

Superar o cansaço e dar o seu melhor no seu trabalho; superar o mau humor e conseguir abrir um sorriso para uma criança que só quer sua atenção; superar a dor de uma perda ou separação e se permitir…Recomeçar!

É isso. Tudo gira em torno de um novo começo. E, a cada reinício, compreenda que você está mais forte, mais maduro e, se estiver conseguindo calar seu ego e ouvir seu coração, mais feliz também!

Esse é o ciclo da vida. Cabe a nós valorizarmos cada pequena conquista. Assim como uma criança espera dos pais um significativo elogio por uma flor plantada, uma lição finalizada ou um laço feito com os cadarços do tênis, nós também precisamos de reconhecimento. Só que, depois de ‘grandes’, espera-se que compreendamos que, muitas vezes, o elogio não vem do ‘externo’. Não podemos esperar que as pessoas ajam da maneira que nós gostaríamos que elas agissem ou, até mesmo, da maneira pela qual individualmente nós julgamos ser a correta. Sendo assim, seja o primeiro a se parabenizar. Comece hoje um treinamento consigo mesmo para que você seja capaz de olhar para as coisas boas, mesmo que pequenas, que você desenvolveu ao longo do dia.

Superar significa erguer a cabeça e se permitir ser feliz a cada novo amanhecer. Como disse Johan Goethe: “Quem supera, vence”. Portanto, cabe a cada um de nós a escolha de vencer todos os dias e, não estou considerando, agora, os incontáveis problemas que a existência humana nos impõe (desafetos, complicações financeiras, desilusões), mas sim, a maneira pela qual iremos nos apresentar diante deles e quais atitudes iremos tomar diante da vida.

Vale uma reflexão!

Amor, luz e consciência. Sempre

Cíntia Michepud

4 comentários Adicione o seu

  1. Manuela disse:

    Olá
    Mais uma vez um belissímo artigo, enchendo o meu dia de luz.
    Namastê.

    1. Cíntia Michepud disse:

      Muito grata, Manuela!
      Fico feliz de poder levar um pouco de luz à seu dia!!!

      Namastê!

  2. Bruna Angelica disse:

    “Não basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objetivo, cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo tempo em que nos leva para diante.” (GOETHE)

    1. Cíntia Michepud disse:

      Bruna!
      Seu comentários sempre complementando as reflexões propostas, não é mesmo?
      Muito grata!
      é isso aí…temos que valorizar cada passo da caminhada… cada conquista – pequena ou grande- em nossas vidas!

      Muita luz!
      Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s