E seguimos aprendendo…

caminhar e aprender

Estamos nesse mundo para aprender, não é mesmo? Aprender a compartilhar, a respeitar as verdades que são diferentes das nossas, a não julgar os outros, a agradecer cada situação que nos traz sorrisos ou oportunidades de crescimento… Enfim, não há como fugir desse fato, uma vez que estamos em busca de nos tornarmos pessoas melhores a cada novo amanhecer.

Para estimular uma reflexão sobre o assunto, proponho o texto abaixo, de William Shakespeare.
Vamos à leitura?

“Eu aprendi que a melhor sala de aula do mundo está aos pés de uma pessoa mais velha;

Eu aprendi …

Que quando você está amando dá na vista;

Eu aprendi …

Que ter uma criança adormecida em seus braços é um dos momentos mais pacíficos do mundo;

Eu aprendi …

Que ser gentil é mais importante do que estar certo;

Eu aprendi …

Que eu sempre posso orar por alguém, quando não tenho a força para ajudá-lo de alguma outra forma;

Eu aprendi …

Que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto;

Eu aprendi …

Que algumas vezes tudo o que precisamos é de uma mão para segurar e de um coração para nos entender;

Eu aprendi …

Que os passeios simples com meu pai, em volta do quarteirão nas noites de verão quando eu era criança, fizeram maravilhas por mim quando me tornei adulto;

Eu aprendi …

Que a vida é como rolo de papel quanto mais perto do fim mais rápido acaba;

Eu aprendi …

Que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos;

Eu aprendi …

Que dinheiro não compra “classe”;

Eu aprendi …

Que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular;

Eu aprendi …

Que debaixo da “casca grossa” existe uma pessoa que deseja ser apreciada e amada;

Eu aprendi …

Que Deus não fez tudo num só dia. O que me faz pensar que eu possa?

Eu aprendi …

Que ignorar o fato não os altera;

Eu aprendi …

Que quando você planeja se nivelar a alguém, apenas está permitindo que essa pessoa continue a te magoar;

Eu aprendi …

Que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;

Eu aprendi …

Que cada pessoa que a gente conhece deve ser saudada com um sorriso;

Eu aprendi …

Que ninguém é perfeito, até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi …

Que as oportunidades nunca são perdidas.

Alguém vai aproveitar as que você perdeu;

Eu aprendi …

Que quando o ancoradouro se torna amargo, a felicidade vai aportar em outro lugar;

Eu aprendi …

Que eu gostaria de ter dito a minha mãe que a amava, uma vez mais, antes dela morrer;

Eu aprendi …

Que devemos ter sempre palavras doces e gentis, pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las;

Eu aprendi …

Que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar a aparência;

Eu aprendi …

Que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

Eu aprendi …

Que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade é crescimento e ocorre quando você está escalando-a;

Eu aprendi …

Que só se deve dar conselhos em duas ocasiões; quando é pedido ou em caso de vida ou morte;

Eu aprendi …

Que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.”

Quantas coisas aprendemos ao longo da vida, dia após dia e, muitas vezes, nem nos damos conta do nosso crescimento. Este texto  nos faz relembrar que os maiores aprendizados estão nas pequenas coisas da vida e que, para sermos realmente felizes, é preciso caminhar lado a lado com a simplicidade, levando na bagagem amor-próprio, respeito aos outros e serenidade.

Abençoem cada conquista, exercitem a habilidade de alimentar o lado positivo das situações… vivam com tranqüilidade e, antes de qualquer outra pessoa, se amem e se apóiem…Dessa maneira conseguiremos seguir aprendendo, porém, a cada dia, com mais consciência e gratidão.

Amor, luz e consciência. Sempre.

Cíntia Michepud

Deixe um comentário

