Ilumine-se!

brilho interior

Quero falar hoje sobre a simplicidade que a vida requer para que sejamos felizes. É possível viver cada instante com leveza e sentir aquela sensação tão edificante de paz, tranqüilidade e alegria. O texto que segue é de autoria de Richard Carlson e foi extraído do livro “Não faça tempestade em copo d’água”. Ele nos faz perceber, de uma forma sutil, o quanto é fácil “descomplicar” o dia a dia.

Boa leitura!

“Nos dias que correm, parece que estamos todos muito sérios. Minha filha mais velha diz com frequência: “Papai, você está com aquele ar sério de novo.” Mesmo aqueles dentre nós que tem um compromisso com a não-seriedade estão, provavelmente, muito sérios. As pessoas estão frustradas e tensas a respeito de praticamente tudo – chegar cinco minutos atrasadas, esperar por alguém que está cinco minutos atrasado, ficar preso no tráfego, observar alguém a nos olhar torto ou dizendo a coisa errada, pagar contas, esperar em filas, deixar a comida queimar, fazer um erro honesto. O que quer que possa ser mencionado, será algo cuja correta perspectiva podemos perder.

A raiz para a tensão é nossa pouca vontade de aceitar que a vida possa ser diferente, de alguma maneira, das nossas expectativas. Muito simplesmente, queremos as coisas de um jeito, mas elas não são deste tal jeito. A vida é simplesmente como é. Talvez tenha sido Benjamin Franklin quem melhor o expressou: “Nossa perspectiva limitada, nossas esperanças e medos tornam-se nossa medida para a vida e, quando as circunstâncias não se encaixam em nossas idéias, tornam-se nossas dificuldades.” Nós passamos nossas vidas querendo que coisas, pessoas, acontecimentos sejam exatamente como nós desejamos que sejam – e quando eles não são, lutamos e sofremos.

O primeiro passo para a recuperação do estado de super-seriedade é admitir que temos um problema. Você tem que querer mudar, tornar-se uma pessoa mais fácil. Tem que perceber que sua tensão é, em grande parte, uma criação sua – composta da maneira como você arrumou sua vida e como reage a ela.

O passo seguinte é entender a ligação existente entre suas expectativas e seu nível de frustração. Toda a vez que você espera que uma determinada coisa seja de uma determinada maneira e ela não é, você se aborrece e sofre. Por outro lado, quando abre mão de suas expectativas, quando aceita a vida como ela é, você se liberta. Manter as suas posições é ser sério e tenso. Deixar as coisas rolarem é se iluminar.

Um bom exercício é experimentar abordar um determinado dia sem expectativas. Não espere que as pessoas sejam simpáticas. Se elas não forem, você não ficará surpreso ou incomodado com isso. Se elas forem simpáticas, no entanto, ficará encantado. Não espere que seu dia não tenha problemas. Assim, se os problemas surgirem, diga a si mesmo, “Ah, mais um nó para desatar”. Ao abordar o dia desta maneira, você perceberá como a vida se torna mais leve. Em vez de lutar contra ela, estará dançando com ela. Logo, logo, com a prática, iluminará toda sua vida. E quando você se ilumina, sua vida torna-se muito mais divertida.”

Então, meus queridos amigos … ILUMINEM-SE!

Um Salve à Vida!!!

Beth Michepud

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. rafastumpf disse:

    Quanto tempo não deixo um Oi a vocês. O mundo não para e não podemos esperar que tudo caia do céu não.
    Amei a reflexão de hoje e não é mesmo que um auto-controle sobre as circunstancias nos iluminam a vida. Tenho mudado o foco de minhas “tensões” e a cada se tornou um milagre.

    Nunca me cansarei de agradecer por este blog existir!!!!
    Obrigado. Boa quarta”

    1. Beth Michepud disse:

      Que bom que você veio nos visitar novamente!!! Sentimos sua falta!!!
      Desejo que sua vida seja sempre muito iluminada e que os milagres sejam uma constante.
      Muito obrigada pelo retorno e por seu comentário.
      Um lindo dia para você também e todas as bençãos divinas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s