Suas palavras reforçam suas ações?

Hoje, gostaria de iniciar o post com uma frase de Martha Medeiros que nos faz refletir sobre ‘quem somos’:

“A verdade é que o que dizemos não tem tanta importância.
Para saber quem somos, basta que se observe o que fizemos da nossa vida.
Os fatos revelam tudo, as atitudes confirmam.
O que você diz – com todo o respeito – é apenas o que você diz.”

Quantas pessoas não encontramos no decorrer do tempo com discursos prontos sobre ‘quem são’ e ‘o que querem da vida’? É comum cruzar com idealistas, moralistas e defensores de inúmeras e, muitas vezes, improváveis causas.

Porém, há uma grande lacuna a ser preenchida entre o discurso e a verdade, entre a palavra e a ação.

Há aqueles que se dizem defensores do meio-ambiente: saem por aí espalhando lições sobre isso quando, na verdade, não aplicam nada do que dizem. Há também aqueles que dizem amar os animais e respeitar o ser humano, contudo, são incapazes de olhar nos olhos de um homem ou animal de rua e fazer alguma coisa para ajudá-los.

Dizer ser honesto é algo em alta nos tempos modernos; ser transparente, amigo e compreensivo está entre as características mais valorizadas na personalidade de um ser humano do século XXI. Entretanto, quantos destes honestos devolveriam uma alta quantia em dinheiro se a encontrasse na rua? Quantos diriam a alguém próximo algo que lhe incomoda independente das conseqüências desta conversa? Quantos apoiariam e respeitariam as decisões de um amigo ou parente, sendo elas de acordo ou não com sua opinião?

Nos últimos dias me deparei com muitos acontecimentos em que o discurso não é igual à prática. Então aproveito para lançar essa reflexão, para que nós não nos deixemos levar por falsos moralismos e nos tornemos hipócritas e superficiais. Todos nós estamos em busca da evolução… pretendemos ser pessoas cada vez mais consciente de nossa luz a cada novo dia.

Peço, então, para que seja dada uma atenção especial às nossas atitudes: elas realmente condizem com o que dizemos ser?  O que desejamos ser?
Tudo isso para que não boicotemos nossa evolução!

Se você diz valorizar os amigos, quando algo lhe incomodar,diga… Seja transparente e não corra o risco de, por deixar assuntos inacabados, enfraquecer uma amizade. Se você ensina à seus filhos que vale a pena ser honesto, não deixe de devolver o troco extra que a moça do caixa lhe deu por engano.; Se você diz respeitar as escolhas dos que te rodeiam, não trate diferente alguém que possui uma opção religiosa ou sexual diferente da sua.

Por fim, se você diz acredita no amor, demostre! Viva, sinta, expanda esse sentimento. Por você, pelos outros, pela vida… Cuide para que suas palavras reforcem cada vez mais suas ações, afinal, os fatos e atitudes de uma pessoa dizem por si só quem ela realmente é.

Amor, luz e consciência. Sempre.

Cíntia Michepud

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s