O que você escreveria em uma folha em branco?

O que você escreve nas folhas em branco de sua vida?

Você já tentou parar e ver sua vida como um grande livro, com várias páginas em branco para serem preenchidas? E já pararam para pensar que os únicos artistas/escritores que podem mexer nessas páginas somos nós mesmos?

No texto de hoje, de  Nelson Sganzerla, a reflexão se desenrola a partir dessa metáfora do livro. Bons escritores ou não, bons artistas ou não, somos nós que devemos construir nossa obra de arte, encarando cada espaço livre como uma oportunidade imensa de escrevermos aquilo que queremos construir em nossa existência.

Vamos à leitura?

O fascínio de uma folha em branco…

“Assim eu acho que é a vida, quando por aqui chegamos, uma folha em branco, para que nela possamos escrever a nossa história. Óbvio que para um escritor a apresentação de uma folha em branco é muita mais instigante e fascinante que para quem não possui o dom da escrita. 

Para um poeta a mesma folha em branco lhe aparece dividida em versos, que saltam aos seus olhos e à sua mente.

Em uma folha em branco, Freud o pai da psicanálise escreveu suas obras; Nietzsche a partir de uma folha em branco escreveu “Assim falou Zaratustra”; Shakespeare escreveu Otelo, Romeu e Julieta. 

E para você… o que lhe parece ser uma folha em branco? Com quantas folhas em branco você já se deparou em sua vida e perdeu a chance de escrever a sua história, que possivelmente é a mais importante história que você tenha lido, ou poderá ler. Através dela, você possibilita que participem todos que acompanham sua existência. 

Perceba a importância de uma folha em branco, coloque-a em frente aos seus olhos e procure imaginar as infinitas possibilidades de histórias que lhe são oferecidas, histórias de amor, de alegria, de bem querer, de sucesso, de convivência feliz, ao escrever cada parágrafo daquilo que você mais quer e ama. 

Ao se deparar com uma folha em branco, da próxima vez, olhe-a profundamente e deixe que seus pensamentos fluam como água em uma bica; deixe-os verter e correr montanha, colina ou serra abaixo, deixando marcas por onde passa; procure não deixar a folha da história da sua vida em branco, pois se assim o fizer, não estará permitindo que outros façam parte da sua vida e estará interrompendo um ciclo importante aqui na Terra, que não cabe a você fazê-lo. 

Procure deixar o seu legado escrito nessa folha, não importa qual seja ou o que seja, mas deixe-o… as pessoas que virão, irão querer saber quem foi você… E precisarão também decidir se você será o espelho a refletir nas histórias de suas vidas, através daquilo que deixar escrito em sua historia de vida, na sua folha em branco.

Não queira escrever em sua folha em branco somente vitórias. Isso não será possível… Ninguém aqui na Terra conseguirá viver só de vitórias, tolo é quem assim pensar; mas procure escrever e evidenciar em letras maiúsculas para que todos possam ler as suas vitórias que foram realmente importantes e como você fez para realizá-las e se ainda não as realizou; procure escrever também como irá fazer para realizá-las, isso será muito importante para que as pessoas que lhe querem bem saibam. 

Procure não omitir os dias de tristeza que teve que passar, dias de dificuldades, que só você bem lá dentro no cantinho da alma sabe quais foram e muito lhe custaram, de choro e lágrimas, às vezes, sozinha no silêncio do seu quarto, mas escreva também como conseguiu enfim…  Depois de tudo, abrir a janela e deixar o sol entrar e trazer de volta ao seu olhar o brilho da felicidade e da esperança por ter aprendido, embora com a tristeza, o verdadeiro significado de viver. 

Esse é o fascínio que uma folha em branco exerce sobre nós: a oportunidade de escrever a nossa história de vida… Só não escreva nessa folha histórias que você não acredita do tipo: embasado na mentira ou na injustiça, na arrogância, no orgulho, na intolerância e com isso vir a causar sofrimento de outro ser humano. 

Também não queira parecer um salvador ou contar vantagens e usar de falsa modéstia. É lógico que a folha da sua vida tudo aceitará, afinal, uma folha em branco tudo aceita para lhe fazer valer o livre-arbítrio.
Mas não se engane, em algum momento, a vida irá lhe cobrar e talvez você não possa pagar, nem com todo o ouro do mundo, aquilo de mal que fizer aos outros e também a você. 

Mas creia, é fascinante ter uma folha em branco diante de nós. Óbvio que é preciso coragem para começar a escrever. Muitas vezes, você terá que apagar e começar tudo de novo. Não fique triste… ao contrário do que dizem, a vida nos permite começar de novo, desde que seja sincero e queira de fato fazê-lo, lembra-se do rascunho? 

A vida ainda lhe permite isso… antes da história final, você poderá mudar, apagar e consertar o que quiser. Tudo é possível, desde que você queira mudar. 

Não dê importância, se acaso não tenha o dom da escrita, o fundamental é que você escreva… Quem ler entenderá… a importância não está na forma da escrita e, sim, no ato de escrever, em sua folha em branco, a história da sua vida e sentir o mesmo fascínio que eu sinto agora, escrevendo para você nessa minha folha em branco.”

Interessante não? Nossa vida pode ser a melhor prosa ou a melhor poesia. Cabe a nós, então, escrevê-la de forma a colocar a voz de nosso coração em cada uma das páginas, criando uma obra de valor inestimável a cada segundo em que vivemos.

Um ótimo final de semana a todos,

Namastê

Pedro Michepud

Fonte: Portal STUM

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Cida disse:

    Obrigada e Bom dia para você, é de grande valia este texto tão belo e tocante.
    Sinto um carinho imenso por vocês que escrevem estes textos que enaltecem a alma e o coração para os sentimentos mais profundos.
    Se possivel convide meu filho Flávio a aceitar vossos folhetins, pois sei que terá muita importância este aprendizado para ele .

    1. Olá Cida, tudo bom?
      Que bom que você gosta e acompanha nosso blog. Esperamos que os textos proporcionem muitas reflexões boas a você!
      Quanto ao convite, já convidamos seu filho por e-mail há um tempo. Porém não podemos colocá-lo diretamente em nossa lista, pois essa ação pode ser considerada Spam. Necessitamos que ele se inscreva no blog, pelo canal no menu do lado esquerdo para receber nossos textos.
      Agradecemos novamente sua visita,
      Namastê,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s