Apontando o caminho

autoconhecimento

De acordo com o autor Mihaly, “Conhece-te a ti mesmo” está entre os mais antigos conselhos conhecidos na história de nossa cultura. Os filósofos vêm desde então enfatizando essas palavras como uma condição para uma vida feliz, o que é igualmente repetido por líderes empresariais que enxergam adiante e antecipam soluções inovadoras, também chamados de líderes visionários.

Ao se perguntar sobre que conselho daria ao jovens interessados em iniciar uma carreira no mundo dos negócios, a líder Christine Comaford Lynch, especialista em estratégias empresariais, respondeu:

“Eu pediria insistentemente que eles enveredassem pelo caminho do autoconhecimento. Quando alguém está simplesmente por aí, sem a menor ideia sobre quem é e quais são suas convicções, arrisca-se a ficar perdido a vida inteira. Vai casar com a pessoa errada, cometer uma porção de erros. … Vai ser problema, sim, daqueles em que, num belo dia, lá pelos vinte e poucos, cinquenta e poucos, ou noventa anos de idade, que seja, a pessoa acorda com aquele sobressalto: “Puxa, não dá nada certo, mesmo…”. Por que, então, não tomar consciência disso enquanto é tempo? São tantas as pessoas que não conseguem desenvolver uma relação consigo mesmas, ou com alguma entidade espiritual em que possam acreditar. O mundo pode ser realmente um lugar de muita confusão. Então, se não tiver aquela base sólida, como poderá o jovem esperar fazer o que é certo? Ele simplesmente não saberá o que é a coisa certa porque não desenvolveu espécie alguma de base… e, sem isso, nada mais tem real importância.”

Harmonia interior,

Tenório Lucena

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s