Determine-se!

Neste início de ano, achei interessante trazer o texto de Yasushi Arita que nos proporciona uma oportunidade de reflexão sobre o poder da determinação e os impactos das nossas escolhas em nossas vidas.
Vale a pena ler, pensar e, sobretudo agir!
Feliz 2012!

“O homem é realizador na sua essência. Ele constrói o próprio futuro a partir das decisões do seu presente e as decisões de hoje são feitas a partir do seu aprendizado no passado. Porém, existe uma grande diferença no resultado dos empreendimentos entre as pessoas comuns e as bem-sucedidas.

As que fazem parte do segundo grupo não perdem tempo discutindo suas limitações. Elas decidem e ousam lutar por seus ideais independentemente das dificuldades que encontram no caminho. Estabelecem prioridades, concentram-se em seus objetivos e são, acima de tudo, determinadas.

Determinação: a capacidade de decisão. Essa simples palavra tem um significado extraordinariamente relevante quando colocada em prática. Ela aponta para a personalidade de pessoas firmes em seus propósitos. Está associada a traços fortes como convicção de desejos, alvos fixados e planos bem definidos.

No decorrer da nossa existência encontramos muitas oportunidades, mas também situações difíceis e barreiras que devem ser rompidas. Para que eu possa conquistar um objetivo, a minha determinação para atingir o alvo deve ser maior que as situações que venham surgir no meu caminho.

Os meus objetivos e desejos não podem ser alicerçados no entusiasmo. É necessário determinação para obter a conquista. Há algum tempo eu iniciei um programa de condicionamento físico, com o objetivo de correr, no mínimo 7km em 60 minutos. Eu estava certo de todos os pontos favoráveis que esse hábito poderia trazer à minha vida. Nos primeiros dias eu estava entusiasmado e feliz, mas no decorrer de algum tempo, descobri que necessitava muito mais que entusiasmo para manter o ritmo inicial. Mas eu estava decidido. Nenhum obstáculo me faria retroceder. Quando há determinação, nenhuma situação é capaz de levar o objetivo final ao esquecimento.

Decidir não é fácil. Temos que “pagar o preço”. Porém, quando a decisão é feita com base em propósitos bem definidos, os acontecimentos, sejam eles quais forem, sempre terão menor importância.

Pessoas determinadas desconhecem frases como “não posso”, “isso não é para mim”, “não tenho condições financeiras” e assim por diante. Elas nunca desistem, ao contrário, persistem, buscam novas estratégias, mantêm o foco e a cada etapa superada o anseio para chegar ao alvo aumenta.

É tempo de nos prepararmos e tomar decisões que determinarão o rumo de nossas vidas. Não se deixe embalar pelo entusiasmo. Avalie o que realmente é relevante para a sua vida.

Sugiro que você faça uma reflexão sobre seus sonhos e desejos. Classifique-os numa escala de 0 a 5 e preste atenção aos resultados antes de decidir qualquer coisa. Seja a realização de uma sonhada viagem, a conquista de novos negócios, o início de um curso, a reaproximação dos amigos queridos, o programa alimentar, a academia, o regime, entre tantas outras coisas.

O que realmente importa é saber se o grau de determinação é igual ou menor que o desejo da conquista. Ter a capacidade de decisão implica seguir em frente e não olhar para trás diante das adversidades. Determinação é tornar inegociável qualquer condição que nos desvie de um propósito.

Você está preparado?”

 Aloha

Claudia Michepud Rizzo

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Nossa, muito bom!
    Não conhecia esse autor…vou até pesquisar mais textos dele 🙂

    Precisava ler isso pra ajudar a dar rumo aos meus planos.

    Ah! Ótimo ano pra equipe toda. Continuarei acompanhando vcs em 2012!

    Beijinhos

    1. Claudia Michepud Rizzo disse:

      Oi Juliana!
      Lindo 2012 para vc!
      O texto é bem legal mesmo! Nos ajuda a refletir e determinar ações!
      Agradecemos muito a sua companhia constante no SU!! Valeu!
      Aloha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s