10 dicas para melhorar sua auto estima

O texto de hoje, de Louise Hay, nos fala sobre o que é auto estima, dando dez valiosas dicas para que possamos melhorá-la e aumentá-la.

Vamos à leitura?

A auto-estima é definida como a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, de saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos, de ter amor próprio…

E naqueles momentos em que auto-estima está lá embaixo e junto com ela estão a ansiedade, o medo, a depressão, fobias… Enfim, uma série de outros problemas? Geralmente é quando ouvimos conselhos de amigos, pais, terapeutas, etc. nos incentivando:

 “Você precisa se amar! Procure ser feliz! Tem que ter amor próprio!” E como fazer isso?  Segue abaixo 10 dicas que, sugiro, copie e deixe bem perto de você, pois em algum momento pode precisar falar para si mesma!

1. PARE DE SE CRITICAR: Os que auto-impõe a obrigação de ser perfeitos criam uma imensa pressão sobre si mesmo, que impede de olhar os aspectos da sua vida que precisam ser melhorados. Procure descobrir o que torna diferente dos outros, aprecie sua individualidade e as qualidades que possuo. 

2. NÃO ASSUSTE A SI MESMO: Pare de fazer terrorismo com seus pensamentos. É uma forma terrível de viver. Encontre uma imagem mental que lhe dê prazer (a minha são rosas amarelas), e imediatamente altere seus pensamentos assustadores para um pensamento agradável.

3. SEJA GENTIL E PACIENTE CONSIGO MESMO: Seja gentil com você mesmo. Seja paciente consigo mesmo enquanto aprende a nova forma de pensar. Trate-se como trataria alguém a quem tivesse amado de verdade.

4. SEJA BONDOSO COM SUA MENTE: O ódio dirigido a si mesmo é apenas ódio dos próprios pensamentos. Não se odeie por ter os pensamentos. Altere seus pensamentos suavemente.

5. ELOGIE-SE: A crítica derrota o espírito interior, o elogio o faz crescer. Reconheça o poder que existe em você, a parte de Deus que há em seu interior quando você se menospreza, está depreciando o poder que o criou. 

6. PROCURE APOIO: A auto-suficiência leva as pessoas à não procurarem apoio em seus amigos. Permita que eles o auxiliem. 

7. AME SUAS FALHAS: Quem vive dizendo. “Odeio meu emprego, odeio minha casa, odeio minha escola, odeio minha doença, odeio meus relacionamentos, odeio isto ou aquilo” não está fazendo nada para que o bem entre em sua vida. Compreenda que você os cometeu para preencher necessidades. Agora está descobrindo formas novas e positivas para preencher essas necessidades. Portanto, carinhosamente, liberte-se dos velhos padrões.

8. CUIDE DE SEU CORPO: Aprenda sobre nutrição. Que tipo de combustível seu corpo precisa para ter energia e vitalidade? Aprenda sobre exercícios. Que tipo de exercício você pode apreciar? Reverencie o templo no qual você vive.

9. TRABALHO NO ESPELHO: Olhe sempre no interior dos seus olhos. Expresse o sentimento crescente de amor que você sente por si mesmo. Perdoe a si próprio enquanto se observa no espelho. Perdoe-os também. Pelo menos uma vez por dia: Amo você, amo você de verdade!

10. AME-SE AGORA: Comece a amar-se imediatamente. Ninguém esta aqui para agradar outras pessoas ou para viver de modo como alguém deseja. Você veio a este planeta para se realizar e expressar amor em todos os níveis. Está aqui para aprender, evoluir, absorver e irradiar compaixão e compreensão. E lembre-se acima de tudo de que quando você deixar este mundo não levará consigo sua conta bancária ou relacionamento. A única coisa que irá com você é a sua capacidade de amar! 

 Bons ventos lhe soprem o que seu coração precisa para ser feliz!

Márcia de Lucena Saraceni

6 comentários Adicione o seu

  1. Adriano souza costa. disse:

    Muito lindo descobrir como se amar. Gostei muito, Nota mil pra vcs. Parabéns a todos que fizeram essa matéria, e que tenham um bom dia. Grande abraço a todos.

    1. Adailton Lopes de Carvalho disse:

      Adailton Lopes
      Preciso me amar e amar os outros, sou uma pessoa descontente com a vida, só luto pra viver por causa da minha familia, não tenho animo para nada, a não ser por causa dos meus filhos e da minha esposa, eles são a minha inspiração para viver, para esta de pé. Preciso desta alto estima para passar pelas barreiras que estão nos meus caminhos,e pelo trauma que passei na minha infância, talvez seja isso que esteja me impedindo de ser uma pessoa feliz, pois nunca fui elogiado e não é costume meu elogiar não porque eu não queira é porque fui criado assim, mais sei que preciso elogiar mais minha esposa meus filhos, pois oque eu mais faço de melhor é criticar e não elogiar, pesso a eles que me perdoem por isso mais com fé em Deus se ele existir mesmo melhorarei esse meu jeito de ser,preciso supera isso urgentemente para meus filhos nâo me veem como um pai derrotado. E a minha maior preocupação è que eles cresçam e tenham o mesmo sentimento que eu tenho, por isso preciso mudar esta pagina da minha vida urgentemente.
      Começarei a meditar sobre isso a partir de agora, pois a minha vida vai ter que mudar nem que seja na marra.
      Obrigado pela ajuda, é desse tipo de ajuda que pessoas como eu precisa.

      1. Cíntia Michepud disse:

        Adailton,
        Obrigada por compartilhar conosco. Muita luz e leveza nessa sua jornada.

  2. Preciso mesmo de auto estima eu sinto me s pessoa mas infeliz do mundo e o meu maior erro é por outras pessoas em primeiro lugar é nunca pensar em mim ..faço de tudo por outras pessoas mesmo que não sejam da família mas ninguém faz nada por mim hoje preciso de apoio segurança e mas não tenho ninguém nem a minha família só queria ganhar segurança auto estima me sentir feliz porque já faz tempo que não sinto alegria nem felicidade e muito raro uma simples gargalhada eu acho difícil olhar me no espelho e aprender a gostar de mim nem sei se consigo enfim obrigada por existirem e dar algo as pessoas que essas não têm de ninguém obg

  3. Oi, Marcia, vc autoriza realizar uma postagem no face, com os devidos créditos deste texto?

    1. Cíñtia Rizzö disse:

      Sim, Fernanda. Pode divulgar!
      Gratidão,
      Cíntia

Deixe um comentário

