Dia das crianças – Pelas crianças e adolescentes

“Se dizes que sou o futuro por que me desprezas no presente”
(Pensamento de uma criança pobre e faminta).

Infelizmente, o que temos presenciado e visto nas diversas mídias deixa-nos bastante preocupados e perplexos em relação ao futuro. Crianças e adolescentes, que representam nosso amanhã, encontram-se à margem dos cuidados de quem deveria protegê-las e orientá-las.

Diariamente, milhares desses seres estão à mercê das drogas, dos traficantes e das violências em seus lares e na sociedade. Vítimas da insânia de adultos com suas insensatas e inaceitáveis guerras ficam órfãos e sofrem à deriva do mundo infantil, dos valores educativos e cuidados essenciais.

Por isso necessitamos de um olhar consciente e reflexivo, pois como bem expressou o inesquecível Herbert de Souza (Betinho):

“A criança é o princípio sem fim. O fim da criança é o princípio do fim. Quando uma sociedade deixa matar as crianças é porque começou seu suicídio como sociedade.

Quando não as ama é porque deixou de se reconhecer como humanidade. Afinal, a criança é o que flui em mim e em meus filhos enquanto eu e humanidade. Ela, como princípio, é a promessa de tudo. É minha obra livre de mim. Se não vejo na criança, uma criança é porque alguém a violentou antes, e o que eu vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. Diante dela, o mundo deveria parar para começar um novo encontro, porque a criança é o princípio sem fim e seu fim é o fim de todos nós”.

Neste dia 12 de outubro, consagremos às nossas crianças um excelente, primoroso, amoroso e inesquecível dia, mas debrucemos, também, nosso olhar, nossos pensamentos e orações e nossa energia de pais felizes e realizados para aqueles seres infanto-juvenis que se encontram maltratados, desnutridos de esperanças, sem lar, sem carinho e sem amor.

Luz e Paz para um mundo melhor.

Tenório Lucena

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s