É apego? Ou amor genuíno?

Para quem já tem um parceiro ou parceira, casados há muito ou pouco tempo ou para quem busca aquela pessoa para acompanhar nessa jornada, esse vídeo é incrível.

Jetsunma Tenzin Palmo, uma budista de 71 anos que viveu em um retiro completo de isolamento por 12 anos no Vale dos Himalaias, nos fala sobre a diferença expressiva do amor genuíno e do apego. Nos 4 minutos de vídeo, a mestra do budismo tibetano fala com muita calma e doçura na voz que estamos fazendo uma confusão imensa entre a ideia de amor e apego. Não há como não se identificar. Não como não refletir.
Você realmente ama a pessoa que está ao seu lado? O seu desejo é que ela a faça feliz ou você deseja a felicidade de seu companheiro independentemente das decisões que ele tomar? Jetsunma defende que as pessoas deveriam se unir já se sentindo preenchidas por si mesmas, ao invés de esperar que o outro preencha essa sensação de bem-estar que elas não têm sozinhas.

Há como discordar?

Entre questionamentos sinceros e suaves citações de príncipes encantados e Cinderelas, a mestra compartilha um importante ensinamento.
Assista ao vídeo na íntegra clicando no vídeo abaixo (a legenda pode ser ativada na tela do vídeo, no canto inferior direito).

E boa reflexão!

Amor, luz e consciência. Sempre.
Cíntia Michepud

4 comentários Adicione o seu

  1. Muito lindo e certamente muito verdadeiro! Tem uma frase(não sei o autor)que diz assim: ‘a alta expectativa é meio caminho andado para a frustração!’ criamos uma expectativa tão grande em relação ao outro que quando não somos correspondidos, entristecemos. Isso é muito ruim para qualquer relacionamento, deveríamos nos doar sem esperar muito em troca…colocar nossa felicidade nas mãos do outro com certeza é um caminho incerto. Adorei o vídeo.

    1. Cíntia Michepud disse:

      Marciane,
      Concordo muito com você! Expectativa alta é o caminho mais curto e certeiro para o sofrimento. O jeito é buscar evitá-la , né? Muito grata mais uma vez pela visita e pelo comentário e reflexão.
      Namastê!

  2. Amei esse seu espaço, suas palavras me fizeram muito bem. O vídeo é ótimo, e vou compartilhar. Parabéns!!! Luz, paz e sabedoria sempre, abraço fraterno.

    1. Cíntia Michepud disse:

      Odara!
      Fico feliz com esse tipo de retorno!
      Muito grata pelo carinho,
      Cíntia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s