Por que você se cobra tanto?

autocritica

Inicio este post com uma pergunta: Por que a gente se cobra tanto?

Vocês já pararam para pensar em como, muitas vezes, exigimos de nós algo que ultrapassa os nossos limites físicos, emocionais e mentais? Muitas vezes queremos realizar certa atividade com tamanha excelência que, quando não atingimos essa perfeição, nos sentimos frustrados e incapazes.

Podemos olhar em volta e notar um monte de gente querendo dar além do possível no trabalho, em um relacionamento… querendo ser a melhor mãe, o melhor pai… querendo fazer uma apresentação impecável, tirar a melhor nota… E quando isso não acontece, a pessoa muda seu padrão energético e se decepciona consigo própria.

Porém, percebam o quão cruéis estas pessoas são com elas mesmas…

Imaginem que, no momento da entrega de um trabalho, a pessoa esquece o script e segue de improviso. Por mais que tenha feito uma boa apresentação, se culpa por ter esquecido o roteiro e não se conforma com a sua ‘irresponsabilidade’, ou seja, esquece de valorizar todo o trabalho feito para chegar até lá e, até mesmo, a capacidade de se adaptar a novas situações para, simplesmente, enfatizar aquilo que não foi bom.

Porém, se essa mesma história ocorresse com alguém próximo, certamente esta situação seria relevada, sem maiores problemas.

Por que então usar ‘dois pesos e duas medidas’ perante a vida? Quem foi que disse que tudo o que você faz tem que atender à perfeição?

Perfeição. Esta é palavra.

Incorporamos essa utópica idéia de tal maneira em nossas vidas, que acabamos por esquecer que somos seres humanos e que estamos aqui para aprender e evoluir.

E o aprendizado está na bobagem que você fez no trabalho (mas que você aprendeu e consertou), na palavra que não queria ter dito a alguém especial (mas que você reconheceu e repensou), na nota vermelha que tirou na prova que teve no dia depois de uma balada (mas, que você aceitou e repensou suas prioridades)… Enfim, isso se chama Evolução! E, graças a Deus que temos situações que fogem do nosso ilusório controle e que nos fazem crescer, nos fazem sermos melhores a cada dia.
Tudo é uma questão de mudar o foco com o qual lidamos com aquilo que chamamos de ‘erros’…’falhas’…’problemas’.

Nós podemos errar. Ninguém nunca te disse que não poderia cometer enganos, a não ser você mesmo. Atropelamos o fluxo da vida querendo ser perfeitos, no final das contas, para nos mostrar e sermos aceitos por aqueles que nos cercam.
Agora, me respondam: vale a pena deixar de viver para ser o super-filho, super-pai, super-aluno, super-funcionário etc.?
Onde está Você nessa correria louca que você se impôs? Quais são seus reais desejos e o que a sua alma realmente anseia?

Por favor: que deixemos de ser carrascos de nós mesmos! Na maioria das vezes, quando não atendemos nossas próprias expectativas não há ninguém para nos julgar e apontar o dedo além de nós mesmos. E, então, ficamos remoendo a imperfeição apresentada, gastando energia e atraindo baixas vibrações.

Sinceramente, eu acho que não vale a pena… Leve a vida com mais doçura e seja mais amoroso com você. Certamente, você não tem dificuldade de doar energia ao próximo nem tampouco de perdoá-los por pequenos ‘escorregões’. Sendo assim, por que não consegue perdoar a si mesmo? O que o faz tão diferente daquele seu irmão, sua tia ou seu amigo?

Ame-se. Apóie-se. Seja seu próprio porto-seguro que a vida, com certeza, vai passar a navegar por mares muito mais suaves e amistosos.

Amor, luz e consciência. Sempre

Cíntia Michepud

7 comentários Adicione o seu

  1. Luana Moita disse:

    O meu problema é que além de me cobrar muito, eu tbm cobro d+ os outros!Quero que td seja perfeito..

    1. Cíntia Michepud disse:

      Olá Luana!
      Bom, como você mesmo já detectou, essa atitude não é algo bacana para se alimentar. Não que seja um problema… Vale lembrar que sempre temos a oportunidade de escolher nossos caminhos e como lidaremos com os aprendizados que encontraremos a cada novo passo.
      Tente ser mais amorosa com você. Reconheça que você é um ser de luz que está aprendendo constantemente…E, que só erra aquele que trabalha, que tenta, que arrisca, que vive.
      Quando você conseguir alimentar essa postura mais doce com você, automaticamente se tornará uma pessoa mais amorosa com os outros…
      Experimente e veja o quão mais suave sua vida pode ficar.

      Muita luz,

  2. Stefany disse:

    o meu problema é q quando eu não consigo realizar minhas expectativas eu fico com uma imensa raiva de mim mesma, mas eu não consigo me controlar e isso faz com q eu chore mesmo sem querer.

  3. Marcelo disse:

    Muito obrigado por essa mensagem 🙂
    Aliviou o que eu estou sentindo.
    Na verdade não sou eu quem me cobra tanto, mas as pessoas ao meu redor (familiares). Querem que eu tenha uma vida perfeita, tenha o melhor emprego, tenha os melhores cursos e eu quero fazer totalmente o contrario (já terminei o ensino medio e fiz alguns cursos, porém tudo sendo obrigado). Eu quero ser realmente livre, fazer as coisas no meu tempo (as pessoas querem tudo pra agora), fazer o que eu quero pra ser feliz comigo mesmo. Ultimamente está horrível viver e conviver com meus familiares (ontem mesmo o que era pra ser uma reuniãozinha pra descontrair acabou se tornando em “faça mais cursos”, “pra mim quem não tem faculdade é um merda”). Não que eu não queira trabalhar nem estudar, mas quero fazer as coisas com mais calma, coisas que eu goste, toda essa correria realmente me assusta, se eu pudesse fugir disso tudo eu fugiria, as vezes penso até em suicídio, mas sei que seria pior depois se eu fizesse isso. Então o jeito é aguentar. Não sei porque passo por essas coisas mas deve ser que estivesse planejada antes de eu nascer (algum karma que eu tenha que passar talvez). Desculpem o desabafo, é que só na internet posso dizer essas coisas sem ser interrompido antes de concluir meu pensamento e dizerem que estou errado.
    Abraços e obrigado!

    1. Cíñtia Rizzö disse:

      Gratidão, Marcelo e Volte sempre!
      O blog foi ‘reinaugurado’ há uma semana. Seja bem-vinda de volta!

  4. Stéphane disse:

    Meu problema é que eu sofro antecipadamente, eu me cobro de mais, eu fico decepcionada por algo que eu “acho” ter feito errado, ou ter ido mal, quando na verdade eu nem sei o resultado. Eu fico remoendo aquela raiva de mim mesma, aquela decepção, choro, faço mal até as pessoas que estão próximas de mim. Acho q meu problema,como vc mesmo disse, é que eu me acho incapaz, me acho inferior às outras pessoas e isso me faz mt mal.

    1. Cíñtia Rizzö disse:

      Stéphane,
      O melhor caminho e nos conectarmos com a perfeição que habita em nós, la dentro.
      Buscar ajuda e terapias é um caminho maravilhoso. Se você quiser, podemos indicar profissionais de confiança.
      Namaste,
      Cíntia

Deixe um comentário