Chakras: Como alinhá-los e equilibrá-los

Como alinhar os Chakras

Olá, bem amados seres de Luz,

Aproveitando o post de ontem, hoje irei falar um pouco de como podemos alinhar cada um dos sete chakras principais. Só lembrando, os chakras são centros energéticos de nosso corpo, que, se harmônicos, garantem a serenidade e o equilíbrio em nossas vidas.

Harmonizar os chakras é fazer com que todas as suas partes estejam presentes a cada passo que você der e a cada decisão que você tomar. É o mesmo que estar inteiro, completo, agindo em sua totalidade a cada momento de sua vida. Com eles alinhados, recuperamos o ritmo e o equilíbrio, agregando bom-senso ao nosso mundo e às nossas escolhas.

Para equilibrar esse centros, podemos recorrer aos mais diferentes tipos de artifícios: mantras, alimentos, cores… Até mesmo a observação da natureza pode nos ajudar a reencontrar nosso centro.

Chakra Básico: Para equilibrar esse chakra, devemos observar e sentir Sol nascente ou poente ou então sentar e sentir a terra. O mantra para sua ativação é LAM e os alimentos que nos ajudam a alinhá-lo são os ricos em carotenóides: acerola, cereja, maçã, melancia, morango, tomate, etc.

Chakra Umbilical: O contato com a natureza que devemos ter para alinhar o chakra umbilical é observar a Lua, principalmente quando estiver cheia, e sentir as águas, sejam naturais ou do próprio banho. A alimentação ideal para seu equilíbrio é a ingestão de muitos líquidos, frutas e hortaliças como a abóbora, tangerina, damasco, cenoura, mamão, laranja. O mantra que se relaciona a este chakra é o VAM.

Chakra Esplênico ou do Plexo Solar: A harmonia desse chakra pode ser conquistada através da observação da luz solar e de campos amarelos, como os de trigo ou de girassóis. O mantra para ele é o RAM (Lê-se como o “R” na palavra “cara”) e os alimentos que o equilibra são aqueles ricos em amidos e carboidratos, como por exemplo batatas inglesas, bananas, abacaxi, milho e melão.

Chakra Cardíaco: Este chakra pode ser equilibrado com  passeios em meio a campos verdes ou com a observação de flores cor-de-rosa. Seu mantra é o YAM. Folhas, legumes e frutas verdes, como o alface, o abacate, o kiwi e o limão, ajudam a alinhar esse chakra.

Chakra Laríngeo: O mantra que propicia a harmonização desse chakra é o HAM (lê-se como na palavra carro, ou seja, “RRAM”). Outra forma de equilibrá-lo é a observação do céu azul e o reflexo do céu na água. Se você comer todos os tipos de frutas, das mais variadas cores, também estará alinhando-o.

Chakra Frontal: Observe o céu noturno e sentirá esse chakra estar cada vez mais equilibrado. O som mântrico que o harmoniza é o SHAM e os alimentos responsáveis por sua harmonia são aqueles ricos em vitamina B, como framboesa, figo, uva roxa, jabuticaba, amora. Também recomenda-se a ingestão de chás refrescantes, como os de  hortelã e menta.

Chakra Coronário: Para equilibrar este centro energético, responsável por nosso contato com o divino, devemos observar o horizonte e/ou chegar ao alto de uma montanha. Podemos, também, comer alimentos ricos em vitamina B e flavonóides, como aipim, alho, banana, cebola, graviola, pêra, entre outros. O mantra deste chakra é o som universal OM.

Lembre-se de que acordar os nossos Chakras é despertar a riqueza que diferencia o ser humano das outras formas de manifestação vivas.

Aproveito a oportunidade para deixar um breve exercício, que pode ser feito todos os dias de manhã para nos ajudar a alinhar todos os nossos centros energéticos.

Exercício para o equilíbrio dos chakras

Sente-se ou deite-se confortavelmente.
Respire profundamente, relaxe, e sinta cada parte de seu corpo.
A partir disso, Comece a entoar os mantras na seguinte ordem, concentrando sua energia em cada um dos chakras:

LAM, VAM, RAM, YAM, HAM, SHAM, OM

Repita os mantras até se sentir a energia fluir de forma harmônica por todas as partes de seu corpo.
(Lembre-se que o HAM se lê como na palavra carro, ou seja, “RRAM” e o RAM tem o “R” como na palavra “cara”)

Que cada um de vocês possa encontrar o seu centro e seu caminho,

Muita luz, amor, sabedoria e prosperidade para cada um dos seres,

Namastê,

Pedro Michepud

40 comentários Adicione o seu

  1. Carolina disse:

    Olá!
    Muito bom o post!
    Grandioso, parabéns!

    1. Olá Carolina.
      Muito grato por seu comentário!
      Alinhar os chakras é fundamental e ajuda, e muito, a estar sempre em equilíbrio.
      Somos muito gratos por sua visita,
      Namastê!

  2. Cida disse:

    Bom dia

    Meu muitissimo obrigada por essa explicação; É profundo e toca na alma. Dá uma paz após ter praticado os exercícios…

    Serei eternamente grata

    Cida

    1. Cíntia Michepud disse:

      Realmente, quando conseguimos estar com os chackras alinhados, a paz é pura e indescritível!
      Que bom que conseguiu aproveitar ao máximo esta sugestão…

      Bjs

  3. Darcila disse:

    Caro Pedro,

    Parabéns pelo artigo, muito bom e esclarecedor.
    Tomei conhecimento destes mantras em Dezembro passado através da minha Mestre de Reiki. Comecei a praticá-los imediatamente e desde então minha vida espiritual tem dado um salto inesplicável.

    Paz e Amor

    1. Olá Darcila,
      Esses mantras com certeza nos auxiliam a equilibrar nossos Chakras e atingir nosso equilíbrio. Se estiverem em contato com o Reiki então, ganham uma grande potência para nos ajudar a harmonizar nosso corpo, mente e alma.
      Uma linda semana a ti,
      Muito grato pelo comentário,
      Namastê!

    2. Thaís disse:

      Onde posso fazer reiki?

      1. Olá Thaís. Existem diversos locais que aplicam e/ou ensinam a aplicação do Reiki. Você pode buscá-lo pela sua cidade. Só fique atenta à procedência do local e converse com o terapeuta para perceber se o trabalho que ele esta fazendo é sério e tem o propósito de ajudar as pessoas a melhorar.
        Namastê

  4. Yasoda Sai Nanda disse:

    AMEI A AULA SOBRE OS CHACRAS. MUITO BOM! Obrigada Haribol!!

  5. Yasoda Sai Nanda disse:

    AMEI ESTA AULA SOBRE OS NOSSOS CHACRAS E COMO DEVEMOS EQUILIBRAR OBRIGADA

    1. Olá!
      Que bom que você gostou de nosso pequeno resumo sobre os chakras. Esse é um tema fascinante e muito profundo!
      Uma ótima semana a você!
      Namastê!

      1. moises disse:

        otimo gostei muito, pois não sabia os nomes dos chakras agora sei

      2. Cíñtia Rizzö disse:

        Que bom, Moises! Visite-nos sempre que quiser! Sera muito bem-vindo!

  6. mauricio henrique disse:

    muito legal, simples e fácil de entender!
    eu sempre me senti atraido por estes assuntos mas nunca fui atrás!
    mas nos ultmos anos algo estranho começou a acontecer comigo frequentemente! tive sensações de estar lendo pensamentos, e o que é pior, aparentemente infectei alguns amigos! quando conversávamos nós nos conectamos em um tipo de rede de informações natural, e todas as perguntas que fizemos apareciam a resposta do nada! e isso foi alimentando ate contagiar todas as pessoas q estavam por perto! entam tive medo e parei…

    1. Olá Maurício!
      Esse é um dom que todos temos, só temos de ficar atentos para nos manter conectados com nossa essência de luz. Assim, conseguimos nos conectar com essa rede de luz muito bonita, deixando fluir nosso melhor a cada decisão que tomamos. Não é preciso ter medo, apenas devemos ficar sempre muito atentos.
      Uma linda semana a ti,
      Namastê

  7. Cidinha disse:

    Olá Pedro!

    Muito bom você transmitir os seus conhecimentos, é de grande valia para todos.
    Obrigada,

    Cidinha

    1. Olá Cidinha,
      Esses conhecimentos, universais por natureza, são realmente de extrema valia, podendo nos auxiliar a harmonizar a nossa vida!
      Fique à vontade no blog! Somos muito gratos por sua visita e por seu comentário!
      Uma ótima semana,
      Namastê!

  8. josebenedito disse:

    muito bom eu estava precisandode de muita hrmonia neste setor estou satisfeito com a orientção referente aos chakras

    1. Cíntia Michepud disse:

      Ficamos feliz em poder auxiliá-lo de alguma maneira, José Benedito.
      Tenha uma ótima semana.

      Cíntia

  9. hilda disse:

    Sobre os chakras, sinto uma sensibilidade muito grande no alto da cabeça, tem dias que nem posso tocar , que parece ter uma ferida, que arde,queima,e fica pulsando, sinto um mal estar enorme, quando alguém coloca a mao no alto da minha cabeça. Às vezes doe tanto, e queima como estivesse fervendo que tenho que lavar com agua fria, ou colocar gelo.pra melhorar. Vocês podem me orientar.

    1. Claudia Michepud Rizzo disse:

      Olá Hilda,
      O chakra coronário está relacionado com a glândula pineal. Ele tem várias funções: a assimilação dos estímulos do Mundo Espiritual Superior, a orientação da forma, do movimento e da estabilidade do metabolismo orgânico e da vida consciencial. Além disso, ele supervisiona os outros chakras porque é nele que se encontra o ponto de interação entre as forças determinantes do espírito e das forças físicas. Na verdade, ele influencia os outros chakras e os outros chakras também são influenciados por ele.
      As sensações que vc descreve no seu coronário podem estar relacionadas a um despertar de consciência. Mas é importante que vc sinta-se bem e, para isso, deve buscar manter-se alinhada, com padrões de pensamentos positivos e com o físico em dia. Sugiro que, ao ter essas sensações, vc tente se acalmar e perceber qual foi o fato que iniciou a sensação. A partir disso, vc pode pedir para a sua hierarquia espiritual para ajudá-la a lidar com isso de modo harmonioso.
      Você pode, também, colocar um quartzo rosa no chakra cardíaco, para auxiliar na dissipação dessa energia.
      Espero ter ajudado.
      Aloha
      Muita luz, sempre

  10. Ana Maria disse:

    Estou praticando todo dia pela manhã. Bem o que me levou a pesquizar sobre curas alternativas foi estar há 2 anos correndo de medico em médico e não conseguir uma solução.
    Fiz uma artrodese Lombar por não ter o ultimo disco da coluna e os dois anteriores estarem também já bem danificados. Após a cirurgia tomei um tombo e fiquei 1 ano tratando a coluna, até procurar um outro médico e ele me diagnosticar bursite no quadril ( doença rara),
    posso dizer que tenho sentido após o exercicio uma melhora, quero saber se tem algo mais especifico para esta situação? Grata
    ANA MARIA

    1. Claudia Michepud Rizzo disse:

      Olá Ana Maria,

      Na medida em que alinhamos os nossos chakras, inclusive com padrões de pensamento e atitudes positivas, a tendência é que se encontre o equilíbrio.
      Continue se cuidando amorosamente e expandindo o amor que tem dentro de vc! Pode ter certeza de que o universo te trará melhoras incríveis!
      Torcemos por vc!!
      Muita luz sempre!
      Aloha

  11. R.Rosas disse:

    Achei maravilhoso, prático e rápido esse alinhamento os chakras. Que o Supremo o ilumine cada vez mais. É a minha forma de agradecer-lhe
    esse trabalho tão importante para todos nós.
    Namastê
    Rita Rosas, 24.09.2013. às 18:17

    1. Claudia Michepud Rizzo disse:

      Agradecemos o seu carinho e essa energia tão boa que você nos enviou!
      Namastê
      Muita luz, sempre!

  12. Karina de França Silva disse:

    Adorei o texto, bem didático e de fácil entendimento. Gratidão, forte abraço, Karina

  13. Cristina disse:

    Estou a iniciar-me no assunto e o seu artigo foi esclarecedor e inebriante. Pratico Pilates há algum tempo e adoro, mas isto é muito mais. Obrigada por partilhar. Muita luz de Hamburgo.

  14. Dani disse:

    Gente, maravilhoso esse texto sobre os Chakras. Parabéns!

    1. Cíñtia Rizzö disse:

      Gratidão, Dani!
      Volte sempre!
      Ele foi ‘reinaugurado’ há uma semana. Seja bem-vinda!

  15. gessica disse:

    Olá!
    adorei o texto.
    Tenho uma duvida. Sinto queimar o chackra laringeo. Fica quente ‘por dentro’,e sinto queimando.
    Pelo que percebi, é quando faço ingestão de carne.

    Pode me orientar como proceder, e porque de ocorrer?
    Obrigada!

    1. Cíñtia Rizzö disse:

      Ola Gessica,
      O chakra laringeo tem a ver com a comunicação. Talvez deva olhar para o que voce nao esta olhando ou expressando, o que voce esta engolindo, entende?
      É um contexto, precisariamos entender o todo. Mas seu coração sempre te indicara o melhor caminho. Confie nele!

      E Volte sempre ao blog, será sempre muito bem-vinda!

  16. CRISTIANE VALOROSKI disse:

    Que artigo maravilhoso! Gratidão!

    1. Cíñtia Rizzö disse:

      Gratidão, Cristiane!
      Volte sempre!
      Ele foi ‘reinaugurado’ há uma semana. Seja bem-vindo!

  17. Eliana disse:

    Olá, gostaria de saber qdo vc faz exercicios para alinhar os chacras, como; lam, ram yam etc, vc está chamando forças ocultas ou até mesmo diabólicas? ontem foi a segunda vez que fui a uma unidade que faz meditações trantricas, mas a noite dormindo acordei com uma visão em minha mente de um olho muito azul, dai fiquei assustada e fiz minhas orações e fiquei com muito medo, alguem poderia explicar o que está havendo comigo???

    1. Cíñtia Rizzö disse:

      Eliana,
      Nã ha nada de forças diabolicas.
      É natural que conectemos com energias que nosso corpo físico não enxerga.
      Os chakras, por sua vez, vibram cada um em uma cor. O chakra do terceio olho, no centro das sobrancelhas, por exemplo, vibra na cor azul royal.
      Busque sentir seu coração, ele sabe quando as luzes e energia são de luz.

      Namastê,
      Cíntia Rizzo

  18. Marcia Seidenbaum disse:

    Gostei das informações
    Gratidao…
    Busco por algo q ainda
    Nconsegui nomina-lo.
    Abraços
    Parabens pelo “Post”

Deixe um comentário